terça-feira, 21 de abril de 2009

Ácidos gordos ómega-3 podem ajudar a proteger contra Doença de Parkinson

Investigadores norte-americanos revelaram que os ácidos gordos ómega-3 ajudam a proteger as células do cérebro ao prevenir alterações nos mecanismos de dobragem proteica, devido a uma mutação genética, na Doença de Parkinson.

O Dr. Nicolas Bazan, da Universidade Estatal do Louisiana, e colegas desenvolveram um modelo celular com uma mutação do gene da ataxina-1, tendo o gene da ataxina-1 defeituoso induzido alterações na dobragem da proteína produzida pelo gene. As proteínas mal formadas não conseguem ser processadas correctamente, resultando em proteínas tóxicas que eventualmente matam a célula.

A Ataxia Espinocerebelar, um distúrbio incapacitante que afecta a fala, o movimento dos olhos e a coordenação das mãos, em fases precoces da vida, é um distúrbio que resulta do defeito na dobragem da ataxina-1.

O investigador descobriu que os ácidos gordos ómega-3, o ácido docosahexanóico (DHA), protege as células deste defeito.

O Dr. Bazan referiu que estas experiências fornecem evidência de que a neuroprotectina D1 pode ser aplicada terapeuticamente no combate a diversas doenças neurodegenerativas.

Além disso, este estudo fornece a base para novas abordagens terapêuticas na manipulação das células do epitélio pigmentar da retina, de modo a serem utilizadas no tratamento de pacientes com distúrbios caracterizados por esta mutação, como a Doença de Parkinson, Retinitis Pigmentosa e algumas formas da Doença de Alzheimer.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/04/20/Omega-3-may-protect-against-Parkinsons/UPI-32731240247314/

Sem comentários: