segunda-feira, 20 de abril de 2009

Diabetes: Descontinuar o tratamento com rosiglitazona eleva os níveis de açúcar no sangue

Investigadores norte-americanos relataram que muitos pacientes que suspenderam a utilização do fármaco rosiglitazona (Avandia) para a diabetes, devido a questões relativas à segurança do fármaco, receberam menos tratamento e desenvolveram níveis de glicose no sangue mais elevados.

Uma análise de evidências científicas, publicada em 2007, descobriu que a rosiglitazona aumentava o risco de doença cardiovascular e ataque cardíaco, o que levou muitos médicos e pacientes a descontinuar a utilização do fármaco.

Neste novo estudo, 89 por cento dos pacientes diabéticos estavam a utilizar uma terapia de combinação antes de descontinuarem a utilização da rosiglitazona. Após a suspensão, 33 por cento dos pacientes estavam a receber terapia de combinação e a 13 por cento dos pacientes não tinha sido prescrita qualquer medicação para a diabetes.

A Dr. Etta Fanning, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, referiu que o controlo do açúcar no sangue também foi afectado, após os pacientes terem parado de tomar o fármaco.

Os autores referiram que, nos pacientes que receberam terapia de combinação, e que tinham valores laboratoriais nos períodos de pré e pós-descontinuação, foram observados aumentos significativos tanto nos níveis da glicose no sangue, em jejum, como da hemoglobina A1c, um indicador standard de controlo a longo prazo do açúcar no sangue.

Este estudo, publicado na “Endocrine Practice”, reafirma que os pacientes que descontinuaram a utilização da rosiglitazona e de outra tiazolidinediona, denominada pioglitazona (Actos ou Glustin), apresentam um risco acrescido de ter níveis de glicose no sangue, em jejum, e de hemoglobina A1c mais elevados, referiram o Dr. Stuart Zarich, cardiologista da Faculdade de Medicina de Yale, e o Dr. Richard Nesto, da Clínica Lahey.

Isabel Marques

Fontes:
www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_82998.html

Sem comentários: