domingo, 19 de agosto de 2007

Composto promissor para a fibrose cística em desenvolvimento

A Gilead Sciences, Inc. e a Parion Sciences, Inc. irão desenvolver em conjunto o Parion 680 (P-680), um inibidor do canal de sódio epitelial, descoberto pela Parion. Este composto poderá vir a revelar-se como um importante novo fármaco para o tratamento do defeito básico da fibrose cística (FC).

As companhias iniciaram um acordo exclusivo de licenciamento e de co-desenvolvimento para o P-680 que garante os direitos de comercialização mundial do fármaco à Gilead, para o tratamento de doenças pulmonares, incluindo a fibrose cística e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). As companhias irão ainda colaborar num programa de investigação para identificar outros fármacos experimentais promissores baseados em bloqueadores do canal de sódio epitelial.

Os inibidores do canal de sódio epitelial são agentes terapêuticos únicos que estimulam e mantêm a hidratação nas superfícies mucosas do corpo, incluindo as dos pulmões, boca, nariz, olhos e tracto gastrointestinal. A restituição da hidratação das superfícies mucosas das vias respiratórias vai de encontro ao problema fundamental que produz infecções, tanto nas formas adquiridas como nas genéticas da doença pulmonar crónica, incluindo a DPOC e a FC. O P-680 está delineado para diminuir o desenvolvimento de muco espesso e pegajoso nos pulmões de pacientes com fibrose cística, o que origina frequentemente infecções graves que reduzem o funcionamento dos pulmões e provocam danos irreversíveis nos pulmões.

Uma condição comum nos pacientes com fibrose cística é a absorção excessiva de sódio pelas células afectadas, tais como as que cobrem os pulmões, agravada pela incapacidade do cloreto em sair rapidamente dessas mesmas células. É este efeito de rede de ambas as acções que faz aumentar as secreções espessas persistentes, que por fim alimentam a bactéria e criam a destruição dos pulmões. Os compostos como o P-680 tentam remediar esta condição através da diminuição da absorção excessiva de sódio das células da fibrose cística.

Segundo os termos do acordo, a Gilead irá fazer um pagamento adiantado de 5 milhões de dólares pela licença e irá fazer um investimento adicional na Parion de mais 5 milhões de dólares. A Gilead irá ainda fornecer fundos para a investigação e irá efectuar pagamentos quando foram atingidos certos objectivos, resultando o acordo num valor potencial de aproximadamente 146 milhões de dólares.

Isabel Marques

Fontes: www.medicalnewstoday.com, www.gilead.com

Sem comentários: