domingo, 19 de agosto de 2007

FDA adverte mães que amamentam e que ingeriram codeína
Bebés em risco de overdose de morfina


A administração de codeína, substância presente em vários analgésicos, que é comum em mulheres que acabaram de dar à luz, para atenuar as dores subsequentes ao parto, pode ser perigosa para os bebés, se estiverem a ser amamentados pela mãe. Segundo uma nota divulgada no site da Food and Drug Administration, a amamentação de bebés cujas mães ingeriram codeína pode colocá-los em risco de overdose de morfina, que é fabricada no fígado das progenitoras e se transmite por aquela via.

A codeína é um fármaco alcalóide do grupo dos opiáceos (é encontrada no ópio com concentrações que variam entre os 0,5 e os 2,5 por cento), normalmente utilizado para o tratamento de sintomatologia como dores moderadas, diarreias e tosses de origem não bacteriana, em particular se são desnecessárias e prolongadas, como acontece com as tosses provocadas pelo cancro do pulmão. Agonista fraco dos receptores opióides no organismo humano, obtém o efeito antitússico pela pressão do centro nervoso cerebral de controlo do mecanismo da tosse, enquanto o efeito analgésico advém do mimetismo, nos mesmos receptores opióides, da acção da acção das endorfinas endógenas que controlam a dor, e o efeito obstipante resulta da acção exercida nos receptores opióides dos neurónios do intestino.
Porque é parcialmente convertida em morfina no fígado, a codeína pode ser transmitida verticalmente, entre mãe e filho, na amamentação. De acordo com o último comunicado da entidade reguladora do sector do medicamento norte-americano acerca da codeína, ela está presente em muitos medicamentos, alguns não sujeitos a receita médica, que na dissolução no organismo libertam morfina. Nessa medida, e não obstante o facto de serem raros os casos de overdose de morfina em crianças que são amamentadas com leite materno, esse risco existe e as consequências são graves, pelo que os reguladores norte-americanos recomendam aos médicos “que receitem às mães que amamentam doses mais fracas de codeína e por períodos muito curtos”.
Paralelamente a Food and Drug Administration exortou as companhias farmacêuticas a colocar nas embalagens dos medicamentos que possam representar aquele risco para as mães e os seus bebés uma chamada de atenção nesse sentido. Às progenitoras é ainda recomendada a vigilância atenta e permanente dos seus filhos, e a acção imediata no caso de eles evidenciarem sinais de overdose de morfina como são a sonolência, as dificuldades em respirar ou a falta de energia.

Carla Teixeira
Fonte: FDA, Wikipedia

Sem comentários: