domingo, 19 de agosto de 2007

Fumadores têm quatro vezes mais probabilidade de desenvolver uma doença ocular grave

Um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, revelou que os fumadores são quatro vezes mais propensos a desenvolver Degenerescência Macular relacionada com a Idade (DMI) do que as pessoas que nunca fumaram, segundo os resultados publicados na edição de Agosto da “Archives of Ophthalmology”. A DMI é uma doença degenerativa do olho, que afecta a parte central da retina, sendo esta doença ocular a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos.

Os investigadores observaram 2.454 australianos a partir dos 49 anos, de forma a estudar a ligação entre o tabagismo e a incidência da DMI, num período de dez anos, assim como possíveis associações entre o tabagismo e outros factores comuns de risco. Os participantes no estudo tiveram de responder a um questionário sobre a dieta alimentar, os hábitos como fumador, e as retinas foram fotografadas em exames de seguimento aos cinco e dez anos, além da medição do índice de massa corporal (IMC) e da pressão arterial.

Os dados do estudo demonstraram que os fumadores tinham quatro vezes mais probabilidade de desenvolver DMI e os antigos fumadores eram três vezes mais propensos a sofrer de atrofia geográfica, uma forma avançada da doença, em comparação com as pessoas que nunca fumaram. As conclusões finais revelam que fumar aumenta consideravelmente os riscos de incidência da DMI a longo prazo, possivelmente com um maior efeito nas pessoas com níveis baixos de lipoproteínas de elevada densidade (HDL), ou bom colesterol, com um rácio elevado de colesterol total para o HDL-colesterol e que consomem pouco peixe.

Para informações detalhadas sobre a DMI é possível consultar no farmacia.com.pt o artigo “
DMI: Espreitar pela sombra do mundo”, publicado a 22 de Junho de 2007.

Isabel Marques

Fontes: www.azprensa.com, http://archopht.ama-assn.org

Sem comentários: