sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Análise ao sangue pode detectar cancro

Uma equipa de cientistas britânicos diz ter desenvolvido uma análise ao sangue capaz de detectar a presença de um cancro no organismo muito antes dos primeiros sintomas aparecerem. Os investigadores da Universidade de Southampton conseguiram identificar a presença de biomarcadores em amostras de sangue que podem indicar a presença de cancro da mama.

O exame detectou com antecedência sinais de cancro da mama em algumas mulheres. Os investigadores esperam que as pistas fornecidas pelo teste os ajudem a revolucionar a prevenção do cancro através de exames mais acessíveis financeiramente e de uma técnica de diagnóstico menos invasiva.

Os cientistas analisaram 30 mil amostras de sangue recolhidas de 11 mil mulheres, durante os últimos 30 anos, algumas das quais vieram a desenvolver cancro. Durante a pesquisa, os cientistas procuraram a presença de biomarcadores produzidos pelas células cancerígenas. As amostras obtidas permitiram-lhes observar a presença significativa de biomarcadores de cancro da mama.

“A qualidade das amostras foi fundamental mas ainda é cedo”, refere Paul Townsend, o principal responsável pelo estudo. “Algumas das mulheres que forneceram amostras de sangue eram saudáveis na altura porém, mais tarde desenvolveram cancro. Vamos voltar atrás no tempo para analisar aspectos comuns no sangue que possamos identificar como impressões digitais do cancro”, explicou o especialista.

“Estamos a tentar descobrir se é possível recolher uma amostra de uma pessoa saudável e perceber se essa pessoa poderá desenvolver cancro no futuro”, acrescentou o cientista. O objectivo mais ambicioso dos investigadores passa por conseguir, através de uma análise ao sangue, uma caracterização do que pode acontecer à pessoa num estádio mais avançado na doença.

Marta Bilro

Fonte: The Earth Times, Cancer Research UK, The Press Association.

Sem comentários: