quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Fármaco experimental nebivolol demonstra reduzir a pressão sanguínea

A Forest Laboratories Inc. anunciou que o fármaco experimental nebivolol demonstrou reduzir significativamente a pressão sanguínea sistólica e diastólica, no primeiro estudo nos Estados Unidos, em pacientes com hipertensão ligeira a moderada, em comparação com placebo.

Neste ensaio, os 909 pacientes com hipertensão receberam uma de seis doses do nebivolol (um bloqueador selectivo de beta-1 com propriedades vasodilatadoras), ou placebo, uma vez por dia durante 12 semanas. O nebivolol em doses de 1,25 a 20 miligramas uma vez por dia reduziu significantemente a pressão sanguínea, sem afectar de forma adversa os níveis de glucose no sangue. Os resultado do ensaio foram publicados na edição deste mês da “Journal of Clinical Hypertension”.

Actualmente, a FDA está a rever o nebivolol e a Forest espera uma decisão no dia 1 de Novembro. O analista da Jefferies & Co., David Windley, estima que o fármaco, caso seja aprovado nos Estados Unidos, possa atingir um pico anual de vendas de aproximadamente 200 milhões de dólares. O produto já é comercializado para a hipertensão em mais de 50 países fora da América do Norte. A Forest poderá apresentar posteriormente uma candidatura para o nebivolol ser utilizado em pacientes com doença cardíaca.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg

Sem comentários: