quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Shire e Noven retiram voluntariamente alguns lotes de adesivos Daytrana do mercado americano

A Shire Plc e a Noven Pharmaceuticals Inc. estão a retirar voluntariamente uma quantidade limitada do adesivo Daytrana (sistema transdérmico de metilfenidato) para o tratamento do distúrbio de deficiência de atenção com hiperactividade (ADHD, sigla em inglês). Esta decisão deve-se ao facto de ter havido queixas relativas à dificuldade em remover a película protectora de alguns adesivos, e não devido a qualquer questão de segurança ou eficácia.

Estima-se que os custos envolvidos nesta acção de retirar o produto do mercado sejam entre os 4 milhões e os 6 milhões de dólares, afectando cerca de 30 000 adesivos. Segundo o porta-voz da Shire, Souheil Salah, a companhia irá operar conjuntamente com médicos, farmacêuticos e pacientes para reaver essas embalagens.

Contudo, todos os adesivos Daytrana, incluindo os que fazem parte dos lotes a ser retirados, podem continuar a ser utilizados, a não ser que a película protectora não possa ser removida, ou no caso dos adesivos ficarem danificados ao tentar retirá-la.

Este adesivo, somente disponível nos Estados Unidos, administra o estimulante metilfenidato, que também está presente na Ritalina, através da pele, para reduzir os sintomas do distúrbio de deficiência de atenção com hiperactividade nas crianças. O Daytrana gerou vendas de 19,9 milhões de dólares no segundo trimestre.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg, www.shire.com

Sem comentários: