domingo, 16 de setembro de 2007

Merck e Escola Médica de Harvard fundam parceria em investigação

O Departamento de Desenvolvimento Tecnológico da Escola Médica de Harvard (HMS) e a farmacêutica Merck estabeleceram um acordo de cooperação em investigação. A parceria prevê que as duas instituições desenvolvam em conjunto programas de pesquisa em duas áreas principais: oncologia e sistema nervoso central.

A iniciativa de carácter único representa um modelo inovador no que diz respeito às associações entre a indústria farmacêutica e o mundo académico. Esta colaboração prevê a construção de seis laboratórios na Escola Médica de Harvard (HMS), permitindo um avanço significativo em vários projectos de investigação; o trabalho conjunto entre cientistas da HMS e da Merck de forma a unificar objectivos e assegurar o progresso e avanço no nível máximo; e o fomento da proximidade entre a Merck e a HMS (ambas em Boston), maximizando a eficiência das comunicações e a troca de ideias.

O acordo e a decisão de sediar os laboratórios de investigação em Boston “reflectem o compromisso da Merck em trabalhar de perto e estrategicamente com os líderes do pensamento académico ao nível da ciência mais influente, de forma a avançar na descoberta de medicamentos”, justificou Lex Van der Ploeg, vice-presidente do departamento de pesquisa dos laboratórios de investigação da Merck, em Boston.

Isaac T. Kohlberg, director do departamento de desenvolvimento tecnológico da Universidade de Harvard, refere que este é “um novo capítulo” na relação entre a HMS e a Merck que vai fornecer aos seus investigadores os meios essenciais para avançarem com o seu trabalho e traduzirem as descobertas em algo que possam vir a ser novas modalidades terapêuticas que colmatem necessidades médicas ainda por preencher.

Marta Bilro

Fonte: PharmaLive.

Sem comentários: