sábado, 24 de novembro de 2007

Crioestaminal e ANF formalizaram parceria inédita
Kits de criopreservação nas farmácias


A rede nacional de farmácias de oficina deverá brevemente passar a disponibilizar, para venda directa ao público, os kits de criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical em vez de, como até aqui, permitirem apenas a adesão ao serviço. A medida foi viabilizada através de um acordo inédito formalizado entre a Associação Nacional de Farmácias e a Crioestaminal, empresa que desenvolveu o conceito em Portugal, e permitirá a comercialização dos kits nos mesmos moldes em que ocorre a dispensa de medicamentos.

Depois de, há pouco mais de um ano, ter inaugurado um laboratório específico para a criopreservação daquelas células no Biocant Park, em Cantanhede, estrutura que até ao momento terá efectuado aproximadamente 16 mil daqueles procedimentos, a Crioestaminal visa agora um aumento exponencial da cobertura daquele serviço, que se materializa através da abertura de um novo canal de distribuição dos kits. A aproximação ao público final tem como objectivo imediato o reforço da liderança no mercado, devendo esta acção traduzir-se num encaixe de 4,7 milhões de euros até ao final deste ano, alcançando os seis milhões de euros em 2008. O CrioKit, como é designado o produto em termos comerciais, consiste numa caixa que contém todo o material necessário para a recolha e o acondicionamento adequado do sangue do cordão umbilical.
O director-geral da Crioestaminal, Raul Santos, entende que esta será “uma forma de aproximar o serviço das pessoas, dando-lhes a possibilidade de esclarecerem as suas dúvidas com profissionais de Saúde altamente qualificados, como são os farmacêuticos”, que durante o passado mês de Setembro foram alvo de acções de actualização de conhecimentos, de modo a prestarem o melhor esclarecimento aos seus utentes. De acordo com a ANF, citada pelo «Jornal Médico de Família», “trata-se de uma área relevante e com elevado potencial de desenvolvimento”, pelo que é “importante para a adaptação das farmácias às novas realidades e oportunidades no sector da biotecnologia”.
De acordo com o que o farmacia.com.pt conseguiu apurar junto da empresa com sede em Cantanhede, o kit encontra-se disponível também por encomenda, e tem um custo de 115 euros, que devem ser pagos no acto da reserva do equipamento, que depois será entregue na morada indicada pelo comprador, acompanhado de toda a documentação a explicar como deve ser feita a recolha e o envio das células estaminais do cordão umbilical, de modo a salvaguardar todas as suas propriedades. Os pais que desejem recolher o sangue do cordão umbilical dos filhos deverão solicitar o kit antecipadamente, por telefone ou fax, nas instalações da Crioestaminal, recortando os pedidos de envio disponíveis nas brochuras promocionais ou preenchendo a requisição online no site www.crioestaminal.pt.

Carla Teixeira
Fonte: «Jornal Médico de Família», Crioestaminal

Sem comentários: