terça-feira, 13 de novembro de 2007

«Diabetes nas crianças e adolescentes» é lema mundial


As comemorações do Dia Mundial da Diabetes têm, este ano, particular significado porque se pretende divulgar a resolução das Nações Unidas que a considerou uma “doença crónica, debilitante e dispendiosa que, devido às complicações major que induz, implicando riscos elevados para as famílias, países e para todo o mundo.”

A celebração desta data – 14 de Novembro – é da responsabilidade da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes, (IDF), sendo o lema deste ano e de 2008, «Diabetes nas crianças e adolescentes».

Tal como tem vindo a divulgar o farmacia.com.pt, por todo o mundo e por todo o país - de Norte a Sul -, há eventos que decorrem alusivos ao dia. O concelho do Barreiro não é excepção, contudo, sob a organização da associação local de diabéticos, as comemorações serão assinaladas apenas no dia 17 de Novembro.

Passeio e palestras no Barreiro

Segundo avança a Rostos.pt, o programa inclui “um passeio pedestre pela cidade do Barreiro, durante a manhã, e a divulgação de apoios técnicos e científicos para os diabéticos. Realizar-se-ão, também, duas palestras sobre Oftalmologia e respectivo envolvimento directo com a doença e ainda um almoço convívio e actividades culturais (Marcha Lúdica ao Barreiro Velho e concerto de musica coral polifónica).

Para hoje (dia 14), está agendada uma conferência de imprensa no Convento da Verderena, “onde se pretende demonstrar a actividade da Associação de Diabéticos do Concelho do Barreiro (ADCB) e dar relevo à comemoração do Dia Mundial da Diabetes” promulgado pela ONU desde de Dezembro de 2006.

Raquel Pacheco

Fonte: Rostos.pt/OMS

Sem comentários: