quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Novartis planeia lançar quatro fármacos oncológicos até 2011

A Novartis AG espera lançar quatro novos fármacos oncológicos até 2011, podendo pelo menos um desses fármacos atingir vendas de mil milhões de dólares anualmente, segundo informa o "The Wall Street Journal".

A Novartis planeia relatar dados positivos do RAD001 relativamente à sua efectividade contra o linfoma, junto da Sociedade Americana de Hematologia, no final da semana, segundo o presidente da unidade de oncologia da Novartis, David Epstein. Este é o primeiro novo fármaco que a companhia pretende introduzir no mercado.

A companhia está também a testar o RAD001 contra diversos tipos de cancro, incluindo tumores endócrinos e carcinoma das células renais. A companhia também tenciona lançar o ASA404 para o cancro do pulmão de não-pequenas células, o SOM230 para um grupo raro de tumores neuroendócrinos e o LBH589 para o linfoma cutâneo de células T. Como estes fármacos são experimentais ainda poderão falhar nos testes humanos ou serem rejeitados pelos reguladores. Em Julho, o ASA404 supostamente falhou nos testes humanos contra o cancro do ovário.

Muitos dos novos fármacos para o tratamento do cancro, que a Novartis está a testar, são terapias direccionadas, o que significa que tentam bloquear as moléculas específicas que ajudam o cancro a espalhar-se.

Um antigo professor da Escola de Medicina de Harvard, William Sellers, que se juntou a Novartis como chefe da investigação oncológica em Novembro de 2005, tem posto particular ênfase no estudo das terapias direccionadas.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Reuters, The Wall Street Journal Online, www.rttnews.com

Sem comentários: