quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Pfizer e Adolor Corp desenvolvem dois novos analgésicos

A Pfizer Inc iniciou uma colaboração exclusiva a nível mundial com a Adolor Corporation para desenvolver e comercializar dois novos compostos analgésicos, para a artrite reumatóide e para o tratamento da dor aguda posterior a cirurgias dentárias.

Um dos fármacos da Adolor, que está mais avançado, o ADL5859, está em ensaios de Fase II para a dor associada à artrite reumatóide e à dor aguda após cirurgia dentária. Também estão planeados programas adicionais para o composto experimental em pacientes com neuropatia diabética periférica, e em pacientes com osteoartrite.

A Adolor espera começar os ensaios clínicos iniciais para testar o outro fármaco, o ADL5747, no primeiro trimestre de 2008. Contudo, a companhia não revelou para que condição será testado este fármaco candidato.

Ambos os produtos são conhecidos como agonistas do receptor opióide Delta, e têm o potencial de tratar um amplo leque de condições inflamatórias, neuropáticas e de dor aguda. Com base na avaliação pré-clínica em modelos animais, o agonista Delta pode demonstrar efeitos na dor inflamatória, entre outras condições dolorosas. Além disso, pensa-se que os agonistas Delta modulam outros processos biológicos que se podem manifestar em estados de doenças ou condições, tais como cardioprotecção, bexiga hiperactiva, e depressão.

Um dos três receptores opióides, o receptor Delta, tem utilidade potencial numa variedade de indicações, incluindo na modelação da dor. Através de uma plataforma de investigação registada, baseada em receptores opióides humanos clonados, a Adolor identificou uma série de novos agonistas Delta oralmente activos, ou seja, compostos que estimulam selectivamente o receptor opióide Delta. Os compostos Delta podem ter uma série de potenciais vantagens, incluindo um perfil de efeitos secundários melhorado, em comparação com os agonistas dos receptores de mu-opióides.

A Pfizer irá pagar inicialmente 32 milhões de dólares à Adolor, e até 233 milhões de dólares caso determinados objectivos sejam atingidos. Nos Estados Unidos, a Pfizer irá partilhar os lucros e as despesas com a Adolor numa proporção de 60/40. Fora dos Estados Unidos, a Pfizer irá financiar o desenvolvimento das actividades e a Adolor irá receber regalias sobre as vendas da Pfizer.

Isabel Marques

Fontes:
www.networkmedica.com, Reuters, Business Wire, www.bizjournals.com

Sem comentários: