terça-feira, 22 de janeiro de 2008

FDA aprova Tekturna HCT para tratamento da hipertensão

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) aprovou o tratamento para a hipertensão da Novartis AG, o Tekturna HCT, uma combinação num único comprimido de dois fármacos anti-hipertensivos, o Tekturna (aliscireno) e o diurético hidroclorotiazida.

Dados clínicos demonstraram que o tratamento com Tekturna HCT resulta em reduções adicionais significativas da pressão sanguínea, em comparação com Tekturna ou hidroclorotiazida sozinhos. O Tekturna HCT está aprovado para pacientes que não estão controlados por qualquer um dos fármacos isoladamente.

Esta é a primeira aprovação para uma terapia de combinação num único comprimido envolvendo o Tekturna, que tem demonstrado baixar consistentemente a pressão sanguínea por 24 horas e em diante.

A eficácia do Tekturna por um período de 24 horas e em diante é importante, porque muitos medicamentos para a pressão sanguínea elevada falham na actuação contínua, especialmente durante as primeiras horas da manhã, quando a pressão sanguínea frequentemente desponta. O Tekturna também tem demonstrado manter as reduções de pressão sanguínea até quatro dias após a última dose.

A aprovação do Tekturna HCT nos Estados Unidos baseou-se em ensaios clínicos que envolveram mais de 2 700 pacientes tratados com Tekturna e hidroclorotiazida.

O Tekturna, que é vendido fora dos Estados Unidos como Rasilez, foi lançado na Europa e nos Estados Unidos em 2007.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Forbes, The Guardian

Sem comentários: