quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Indústria Farmacêutica: Dinheiro gasto em publicidade é o dobro do investido em I&D

Os gastos da indústria farmacêutica com publicidade a medicamentos representam quase o dobro do investimento feito no processo de desenvolvimento desses mesmos fármacos, conclui um estudo realizado recentemente e divulgado na última edição da PLos Medicine.

Marc-André Gagnon e Joel Lexchin, da Universidade de York, em Toronto, Canadá, analisaram os dados recolhidos por duas empresas de pesquisa de mercados (a IMS e a CAM) e observaram que, em 2004, as empresas farmacêuticas norte-americanas gastaram 39 mil milhões de euros em actividades promocionais.

Ainda assim, e com base no mesmo estudo, os autores afirmam que o valor do marketing tende a estar subestimado. Isto porque, “existem outros meios promocionais que não seriam detectados pela IMS ou pela CAM”, afirmam os autores. Disso são exemplo a escrita de artigos em publicações da especialidade por parte de funcionários de empresas farmacêuticas, ou promoção de medicamentos sem o apoio explícito da marca.

Ainda que estes exemplos não sejam reais, o montante total divulgado faz com que os 21,4 mil milhões de euros, que a Fundação Nacional de Ciência diz terem sido gastos em investigação e desenvolvimento no mesmo ano, pareça um valor muito reduzido. Neste montante estão já incluídos os fundos públicos para pesquisa e desenvolvimento dentro da própria indústria.

O facto da indústria farmacêutica fazer questão de relembrar ao público o quanto gasta em pesquisa e desenvolvimento é encarado por Gagnon e Lexchin como uma forma de estas se auto-promoverem enquanto empresas “viradas para a pesquisa, inovadoras e que salvam vidas”. Por sua vez, os críticos acusam a indústria farmacêutica de se concentrar “na obtenção de lucros através do marketing”.

Para os dois autores, os resultados desta investigação “confirmam a imagem pública de uma indústria que é conduzida pelo marketing e fornecem um argumento importante para actuar em favor da transformação do funcionamento da indústria rumo a uma maior investigação e menor promoção”.

Entre os vários tipos de publicidade incluídos nos 39 mil milhões de euros gastos com actividades promocionais encontram-se as amostras gratuitas, as visitas de representantes dos medicamentos, publicidade directa junto do consumidor, reuniões com médicos para promover produtos, promoções via e-mail e ensaios clínicos que visam promover a prescrição de novos fármacos e não gerar dados científicos.

Marta Bilro

Fonte: Outsourcing-Pharma.com, PLos Medicine.

1 comentário:

Rui Borges disse...

EXCELENTE!!

Já estávamos com saudades deste tipo de notícias.

Bem-vinda de volta :)