quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ANF propõe receber 6% sobre venda de medicamentos

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) propôs ao Ministério da Saúde receber uma margem de 6% sobre a venda de medicamentos para o cancro e VIH/sida. Para além da margem de comercialização, a ANF sugere um valor extra, mediante o que for exigido ao farmacêutico no momento em que dispense o medicamento.

Actualmente, estes fármacos são apenas dispensados nos hospitais, mas, em 2006, o Governo anunciou que passariam para as farmácias como forma de facilitar o acesso. Trata-se, por isso, de um dos pontos a cumprir assinado entre o Governo e a ANF há três anos.

O Ministério da Saúde justifica este atraso com negociações que continuam a decorrer. Relativamente à proposta da ANF, a tutela esclarece que esta está a ser estudada e que ainda não foi tomada nenhuma decisão.

Em 2007, o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) referiu que estaria a ser elaborado um documento técnico para definir quais os tratamentos que poderiam passar a ser vendidos nas farmácias e que a sua passagem estaria para breve.

Para João Cordeiro, presidente da ANF, a proposta em cima da mesa “é irrecusável”, sustentando que “noutros países europeus as margens são bem mais elevadas” e que “os hospitais também têm custos para cumprir a tarefa”.

Raquel Garcez

Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF&contentid=25C7F1BF-D65A-427C-A9F4-E577BC321EB3

Sem comentários: