quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Estudo: Fármacos para hiperactividade podem estar ligados a alucinações

Dados de um estudo, publicados na revista científica “Pediatrics”, indicaram que os fármacos utilizados para o tratamento da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) podem provocar alucinações em determinadas crianças.

O estudo incluiu dados de medicamentos como o Ritalina LA (metilfenidato), da Novartis, o Concerta (metilfenidato), da Johnson & Johnson, o Strattera (atomoxetina), da Eli Lilly, comercializados em Portugal, e ainda o Focalin XR (dexmetilfenidato hidrocloreto), da Novartis, o Adderall XR (dexmetilfenidato) e o Daytrana patch (metilfenidato), da Shire, e o Metadate CD (metilfenidato), da Celltech. Foram ainda incluídos dados relativamente ao fármaco Modiodal (modafinil), da Cephalon, para a narcolepsia, também comercializado em Portugal.

Os investigadores da agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) analisaram dados de 49 estudos clínicos aleatórios de fármacos para a PHDA conduzidos pelas farmacêuticas.

As investigações da FDA revelaram resultados que sugerem que as medicações estavam associadas a sintomas psiquiátricos consistentes com psicose ou mania em alguns pacientes, incluindo pacientes sem quaisquer factores de risco evidentes.

Os investigadores declararam que o número de casos de psicose ou mania nos ensaios clínicos pediátricos foram reduzidos. Contudo, aperceberam-se de uma completa ausência de tais eventos nos tratamentos com placebo, ou seja, sem efeitos terapêuticos.

Os investigadores descobriram que todos os medicamentos para a PHDA testados estavam relacionados com sintomas psicóticos.

Isabel Marques

Fontes:

www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=3DE4F53ABC9A44EAA7D5493719B8052A

Sem comentários: