quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Níveis elevados de açúcar no sangue podem diminuir funções cognitivas

Um novo estudo revelou que, nas pessoas com diabetes tipo 2, níveis médios mais elevados de açúcar no sangue podem estar relacionados com uma função cerebral mais diminuída.

Os investigadores descobriram que os pacientes com níveis mais elevados de hemoglobina A1C (uma medida dos níveis médios de glicose no sangue durante 2 a 3 meses) apresentaram resultados significativamente piores na execução de tarefas cognitivas que testaram a memória, rapidez e a capacidade de gerir múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

Os níveis mais elevados de hemoglobina A1C também foram associados a resultados mais baixos num teste de função cognitiva global.

As descobertas do estudo, denominado A Memória na Diabetes (Memory in Diabetes - MIND), que é um sub-estudo do ensaio Acção para Controlar o Risco Cardiovascular na Diabetes (Action to Control Cardiovascular Risk in Diabetes - ACCORD), foram publicadas online na “Diabetes Care”.

O investigador principal, o Dr. Tali Cukierman-Yaffe, da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, referiu que mesmo uma ligeira deterioração da função cognitiva é uma questão de preocupação para as pessoas com diabetes tipo 2.

Contudo, os investigadores referiram que ainda não é claro se são os níveis mais elevados de açúcar no sangue que aumentam o risco de deterioração cognitiva, ou se é a deterioração cognitiva que diminui a capacidade do organismo controlar os níveis de açúcar no sangue. Contudo, esperam que esta questão seja respondida no estudo ACCORD-MIND a decorrer, que irá testar a teoria de que reduzir os níveis de hemoglobina A1C pode melhorar a função cognitiva.

Investigações anteriores descobriram que as pessoas com diabetes têm 1,5 vezes mais probabilidade de sofrerem declínio cognitivo e demência do que as pessoas que não têm diabetes.

Isabel Marques

Fontes:
www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_74355.html

Sem comentários: