terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tratamento mais curto para a tuberculose latente é bem tolerado

Investigadores canadianos revelaram que o tratamento de quatro meses com o fármaco rifampina é mais bem tolerado para a tuberculose do que o tratamento de nove meses com o fármaco isoniazida.

O Dr. Dick Menzies, da Universidade McGill, em Montreal, referiu que os pacientes infectados com a forma latente da tuberculose não demonstram sintomas e não são contagiosos, mas apresentam um desafio maior quando se trata de controlar a doença.

Actualmente, os pacientes diagnosticados com tuberculose latente são tratados durante nove meses com doses diárias de isoniazida. Embora efectivo, este tratamento é muito longo e apresenta grandes efeitos secundários para o fígado.

O Dr. Menzies referiu que os resultados demonstram que o tratamento de quatro meses com rifampina é mais bem tolerado do que o tratamento tradicional de nove meses com isoniazida.

Os efeitos secundários com a rifampina são muito menos frequentes, especialmente a toxicidade hepática, que é o risco mais grave da terapia tradicional com isoniazida. Adicionalmente, há uma probabilidade muito maior dos pacientes completarem este tratamento, uma vez que a terapia standard de nove meses apresentava uma grande desvantagem por ser muito longo.

O estudo, publicado na “Annals of Internal Medicine”, incluiu 847 pacientes do Canadá, Brasil e Arábia Saudita, e os resultados podem ser generalizados para uma população muito ampla, segundo o investigador.

Contudo, serão necessários mais estudos aprofundados para testar a efectividade desta medicação contra a tuberculose latente, mas os investigadores deste estudo referiram que esta opção de tratamento parece promissora.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/01/23/New_treatment_for_latent_tuberculosis/UPI-69661232742991/

Sem comentários: