terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Doses mais elevadas de fármacos ajudam a tratar asma devido a constipações

Investigadores canadianos revelaram que doses elevadas de corticosteróides inaláveis são efectivas na redução da gravidade e duração dos ataques de asma despoletados pelas constipações.

A investigadora principal, a Dra. Francine Ducharme, do Centro de Investigação do Hospital Sainte-Justine e da Universidade de Montreal, descobriu que doses elevadas de corticosteróides, como a fluticasona, quando inaladas no início de uma constipação e tomadas durante 10 dias, reduzem o número de ataques de asma moderados a graves que requerem a utilização de emergência esteróides orais.

O estudo, publicado na “The New England Journal of Medicine”, referiu que a nova abordagem terapêutica foi testada em 129 crianças dos 12 meses aos seis anos. Os investigadores, ao aumentarem a dose pediátrica normal em seis vezes, durante um máximo de 10 dias, e iniciando a administração assim que as constipações começaram, notaram uma redução de 50 por cento dos ataques de asma que requerem a utilização esteróides orais em crianças.

Os investigadores revelaram que a descoberta é muito importante, uma vez que este grupo etário representa mais de metade, cerca de 60 por cento, das crianças que são levadas às urgências ou são admitidas no hospital devido a ataques de asma.

O tratamento básico para a asma, que consiste na administração de doses fracas de esteróides inaláveis, tal como fluticasona numa base diária, não demonstrou ser efectiva em crianças com asma induzida por infecção viral.


Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/01/23/Higher_doses_of_drug_helps_treat_asthma/UPI-80481232741229/

Sem comentários: