quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Alimentos coloridos ajudam a prevenir doenças

Os alimentos coloridos desempenham um papel importante na prevenção de certas doenças e no fortalecimento do corpo, devido às propriedades dos corantes, concluiu um estudo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

De acordo com o Folha Online, a autora da investigação e especialista em nutrição clínica, Fabiana Carvalho Trovão, “os alimentos não são coloridos por mero capricho da Natureza, cada cor representa um pigmento, um nutriente com propriedades específicas.”

Por isso, a especialista aconselha que “o ideal é consumir cinco porções por dia, uma de cada cor”, deste modo, “fortalecemos o sistema imunológico e preparamos o corpo para combater substâncias cancerígenas e doenças”, sublinhou.

A especialista dá o exemplo do betacaroteno, corante responsável pela coloração amarela ou alaranjada dos alimentos e, popularmente, associado ao bronzeado uniforme e duradouro. Esta substância possui, também, algumas outras propriedades, nomeadamente, anticancerígenas.

Segundo uma descoberta feita por outra nutricionista, Luciana Tomita, a ingestão de alimentos com essa coloração “ajuda a proteger a mulher contra o cancro do colo do útero”.

Raquel Garcez

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=373194

Sem comentários: