quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Melanoma e Doença de Parkinson podem estar relacionados

Investigadores relataram que quando existem casos de melanoma na família também há a possibilidade de existir Doença de Parkinson.

Os investigadores descobriram que uma história familiar de melanoma parece estar relacionada com uma susceptibilidade genética para desenvolver a Doença de Parkinson.

O Dr. Xiang Gao, da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, referiu à Reuters Health que a co-ocorrência de Parkinson e melanoma tem sido relatada em diversos estudos, sendo que este estudo é o primeiro que demonstra que esta co-ocorrência pode dever-se a mecanismos genéticos comuns a estas duas doenças.

Os investigadores analisaram dados de dois estudos a decorrer: o estudo de seguimento de profissionais de saúde masculinos e o estudo de saúde de enfermeiras.

Todos os participantes, cerca de 132 mil homens e mulheres, não sofriam de Parkinson no início dos estudos, mas nos seguintes 14 a 20 anos ocorreram 543 casos.

Os participantes tinham fornecido informações sobre a existência de quaisquer casos de melanoma nos seus pais ou irmãos. Os investigadores descobriram que uma história familiar de melanoma quase duplicou a probabilidade de desenvolver Parkinson, tendo concluído que ambas as doenças partilham componentes genéticos comuns.

O Dr. Gao referiu que, relativamente aos possíveis mecanismos subjacentes nas duas doenças, o metabolismo dos pigmentos e os genes que codificam as proteínas neste processo, pelo menos em parte, explicam esta associação.

A equipa de investigadores demonstrou recentemente que as pessoas com cabelo ruivo ou com uma variante do gene de pigmentação, denominado MC1R, tinham duas a três vezes mais probabilidade de desenvolver a Doença de Parkinson. O Dr. Gao explicou que tanto o cabelo ruivo como o gene MC1R são factores de risco bem estabelecidos para o melanoma.

O investigador acrescentou que será importante confirmar estas descobertas em outras populações, pois se estas forem confirmadas poderão ajudar os médicos a identificar populações de risco elevado de Doença de Parkinson.

O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave. O melanoma tem início nas células da pele, os melanócitos (células pigmentares), quando estes se tornam malignos. Em Portugal, surgem anualmente cerca de 700 novos casos de melanoma maligno.

Isabel Marques

Sem comentários: