quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Medicamentos para a tensão ajudam a esquecer traumas

Cientistas holandeses acreditam que os medicamentos para a tensão arterial pode ajudar a esquecer traumas.

Segundo um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Amsterdão, na Holanda, essas memórias poderiam ser alteradas quando evocadas após a ingestão de um beta-bloqueador - chamado propanolol -, frequentemente usado na prevenção de doenças cardíacas.

De acordo com a BBC, a investigação envolveu 60 pessoas e consistiu na criação artificial de sentimentos de medo nos voluntários, mostrando-lhes imagens de aranhas, associadas a choques eléctricos nos pulsos. Um dia depois, o grupo foi separado. A uma metade, foi administrado propranolol, um bloqueador beta. À outra metade, foi administrado um placebo, antes de lhes serem mostradas as mesmas imagens de aranhas.

Os resultados permitiram constatar que o grupo que tomou o medicamento para o coração mostrou menos sinais de medo. A equipa holandesa ficou convencida de que os medicamentos para a tensão arterial alteram a maneira como os acontecimentos são recordados, podendo, assim, ajudar os doentes que sofrem de problemas emocionais depois de viverem acontecimentos traumáticos.

Raquel Garcez


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/02/090216_memoriaremedionp.shtml

Sem comentários: