segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Aminoácido presente nalguns alimentos pode ser chave na perda de peso

Investigadores norte-americanos revelaram que um aminoácido descoberto no sumo de melancia, nalguns frutos secos e noutros alimentos pode ajudar a combater a obesidade.

O estudo, publicado na “Journal of Nutrition”, descobriu que ratos de laboratório que foram alimentados com dietas baixas ou elevadas em gorduras complementadas com o aminoácido arginina, durante um período de 12 semanas, diminuiram a gordura corporal em cerca de 60 por cento.

O investigador principal, o Dr. Guoyao Wu, da Universidade A&M do Texas, em College Station, referiu que esta descoberta pode ser directamente trasladada para o combate à obesidade em humanos. Neste momento, a arginina ainda não foi incorporada na nossa comida, mas poderá ser no futuro.

O Dr. Wu acrescentou ainda que, dada a actual epidemia de obesidade nos Estados Unidos e a nível mundial, as descobertas são muito importantes.

O investigador revelou que a pesquisa em porcos sugere que os suplementos alimentares de arginina reduzem o crescimento da gordura, enquanto aumentam o ganho muscular sem afectar o peso corporal.

Adicionalmente, a investigação demonstrou que outros benefícios metabólicos da arginina podem estar relacionados com capacidade de estimular o processo bioquímico da síntese de proteína muscular e de reduzir as concentrações séricas de aminoácidos de cadeia ramificada. Os níveis elevados de aminoácidos de cadeia ramificada estão relacionados com a resistência à insulina.

Outros alimentos ricos em arginina incluem mariscos, sementes, algas, carnes, concentrado de proteína de arroz e proteína isolada de soja.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/06/Watermelon_juice_may_be_key_to_weight_loss/UPI-99801233957336/

Sem comentários: