segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sulfato de magnésio pode reduzir risco de paralisia cerebral

O tratamento com sulfato de magnésio, entre as mulheres que estão em risco de parto prematuro, reduz o risco de paralisia cerebral nos recém-nascidos, pois estabiliza os vasos sanguíneos e protege contra os danos provocados pelo corte de oxigénio.

A Dra. Caroline Crowther, da Universidade de Adelaide, na Austrália, referiu que, para os bebés que nascem muito prematuros, existe um elevado risco de paralisia cerebral. A investigadora referiu que esta revisão, publicada na “The Cochrane Library”, demonstra que agora existem evidências para suportar a administração de uma terapia com sulfato de magnésio, às mulheres em risco de ter um parto prematuro, para aumentar as hipóteses de sobrevivência dos bebés, livre de paralisia cerebral.

Os investigadores descobriram, utilizando dados de cinco ensaios clínicos que envolveram 6 145 bebés que receberam aleatoriamente tratamento com sulfato de magnésio ou placebo, por volta da altura do parto, que o sulfato de magnésio diminuiu o risco de paralisia cerebral em 32 por cento. Além disso, o tratamento também foi relacionado a uma queda de 39 por cento da taxa de incapacidades de movimento.

Os autores calculam que 63 mulheres necessitariam de ser tratadas para prevenir um caso de paralisia cerebral. A terapia com sulfato de magnésio não afectou a mortalidade, nem o desenvolvimento de outras incapacidade neurológicas nos primeiros anos de vida.

Foram mais frequentes uma pressão sanguínea baixa e batimentos cardíacos rápidos nas mães que receberam sulfato de magnésio do que nas que receberam placebo. Contudo, a terapia com sulfato de magnésio não foi associada a quaisquer complicações graves.

Isabel Marques

Sem comentários: