segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bebidas energéticas não são aconselháveis para crianças

Uma investigadora canadiana referiu que as bebidas energéticas são o café da nova geração, mas que contêm demasiado açúcar e cafeína, podendo ter um impacto negativo na saúde.

A nutricionista Stephanie Cote, do Centro de nutrição Extenso, da Universidade de Montreal, revelou que não é pouco comum os estudantes consumirem bebidas energéticas para aumentar a concentração enquanto estudam durante a noite.

Um relatório de 2008 do Ministério da Agricultura do Canadá descobriu que, em 2004, foram vendidas, nos Estados Unidos, 1,5 mil milhões de latas de Red Bull, sendo que o consumo no Canadá é comparável e é uma tendência crescente nos jovens entre os 18 e os 24 anos.

Contudo, este segmento de mercado está-se a alargar, uma vez que as crianças estão a começar a consumir estas bebidas antes de realizarem uma actividade física.

A nutricionista referiu que estas bebidas não são recomendáveis nem para atletas, nem para crianças com menos de 12 anos, visto que as bebidas energéticas não hidratam suficientemente o corpo. Estas têm demasiado açúcar e a cafeína não melhora necessariamente a performance física, sendo que em quantidades elevadas pode aumentar os riscos de fadiga e desidratação.

Diversos estudos têm demonstrado que doses elevadas de cafeína podem aumentar a hipertensão, causar palpitações, provocar irritabilidade e ansiedade e causar dores de cabeça e insónia.

As autoridades de saúde do Canadá não recomendam o consumo de mais de duas latas destas bebidas por dia.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/06/Energy_drinks_not_for_children/UPI-18591233982120/

Sem comentários: