quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cancro: portuguesas descobrem mutação responsável pela progressão

Uma mutação genética responsável pela progressão do cancro foi identificada por investigadoras portuguesas. A descoberta pode abrir caminho ao desenvolvimento de novos tratamentos contra o cancro.

Publicado na última edição da revista Nature Genetics, o estudo – feito em colaboração com colegas de outros países – baseou-se na análise de amostras de tumores enviadas de vários países.

Em declarações à Agência Lusa, uma das autoras do artigo, Sónia Melo, esclareceu que "as colaborações internacionais surgiram depois de encontrarmos a mutação, de desenvolvermos alguns estudos funcionais e de descobrirmos que a mutação era biologicamente bastante relevante".

A investigadora revelou que, “o mais interessante no estudo é que a mutação descrita tem como consequência que nos cancros estudados a produção de pequenas moléculas de RNA (ácido ribonucleico) que regulam a expressão dos genes, chamadas microRNAs, deixa de ser correcta”.

Apesar da carcinogénese ter sido associada a várias vias, Sónia Melo sublinhou o facto de esta ser “a primeira vez que se liga a via de biogénese das microRNAs ao processo tumorogénico.”


Raquel Garcez

Fonte: Agência Lusa/ http://www.nature.com/ng/journal/vaop/ncurrent/abs/ng.317.html

Sem comentários: