quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

EMEA recomenda suspensão da comercialização do Raptiva para a psoríase

A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) recomendou a suspensão da comercialização do fármaco Raptiva (efalizumab), da Merck KGaA e da Genentech, para o tratamento da psoríase, referindo que os benefícios do medicamento já não superam os riscos, devido a questões de segurança, incluindo a ocorrência de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP).

Adicionalmente, num alerta de saúde pública publicado no site da agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA), a agência refere que recebeu três casos confirmados e outro possível de leucoencefalopatia multifocal progressiva em pacientes a tomar Raptiva, desde que o fármaco foi aprovado em 2003. Três dos pacientes morreram.

A FDA declarou que está a rever os casos adicionais de leucoencefalopatia multifocal progressiva e irá seguir os passos apropriados para assegurar que os riscos do Raptiva não superam os benefícios.

Em Outubro, a rotulagem do fármaco foi actualizada, de modo a incluir uma caixa de aviso relativamente aos riscos de infecções potencialmente fatais com a utilização do produto.
O Raptiva (efalizumab) está autorizado na União Europeia (UE) desde Setembro de 2004, sendo comercializado em 24 países da UE, incluindo Portugal.

O Raptiva é utilizado no tratamento de adultos com psoríase em placas crónica (de longa duração), moderada a grave (uma doença que provoca lesões vermelhas e escamosas na pele). Utiliza-se em doentes que não responderam ou não toleram outros tratamentos sistémicos (em todo o organismo) contra a psoríase, incluindo a ciclosporina, o metotrexato e o PUVA (psoraleno, raios ultravioleta A). O medicamento só pode ser obtido mediante receita médica.

A LMP é uma infecção cerebral rara causada pelo vírus JC (Vírus John Cunningham), o qual está habitualmente presente na população em geral, apenas conduzindo à LMP quando o sistema imunitário está comprometido, resultando frequentemente em incapacidade grave ou morte.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do;jsessionid=B93BD93B7A464CB25FD5C71580076390?articleid=3F8AE446FE154A9C8BDBD47472DB09F2
www.emea.europa.eu/humandocs/PDFs/EPAR/raptiva/6565604pt1.pdf

Sem comentários: