segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cirrose do fígado pode também danificar cérebro e coração

Um novo estudo descobriu que a inflamação acrescida provocada pela cirrose do fígado pode levar as pessoas com esta doença a desenvolverem também problemas neurológicos, cognitivos e de ritmo cardíaco.

A cirrose do fígado, que mata 25 mil pessoas nos Estados Unidos e 2 mil em Portugal todos os anos, é frequentemente um resultado do consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou da hepatite C. Esta doença afecta o fígado e surge devido ao processo crónico e progressivo de inflamações.

A doença ocorre quando o fígado é danificado e não consegue filtrar as toxinas convenientemente. As pessoas que sofrem de cirrose tendem a ter problemas relacionados com o coração e uma doença conhecida como encefalopatia hepática, que ocorre quando quantidades cada vez maiores de toxinas não filtradas atingem o cérebro, deteriorando a função cerebral. A encefalopatia hepática pode afectar tanto a performance física como a mental.

De acordo com os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade College London e do Hospital Royal Free, em Londres, todas as três doenças estão relacionadas com o aumento da inflamação sistémica.

Num estudo com pessoas com cirrose, publicado na “American Journal of Physiology-Gastrointestinal and Liver Physiology”, a equipa de investigadores descobriu fortes ligações entre os problemas dos batimentos cardíacos e a encefalopatia hepática. O nível de citocinas inflamatórias (moléculas que activam a resposta do organismo à inflamação) de uma pessoa aumentou à medida que a incapacidade cognitiva ampliou e a variabilidade na frequência cardíaca diminuiu.

Isabel Marques

Fontes:
www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_80601.html
ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=338817&headline=98&visual=25&tema=37

Sem comentários: