segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fármaco anti-enjoo pode ajudar a aliviar sintomas de abstinência de opióides

O tratamento com o fármaco ondansetrom contra os enjoos pode ajudar a diminuir os sintomas de abstinência das pessoas dependentes de morfina, oxicodona e outros fármacos opióides.

O Dr. J. David Clark, da Universidade de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia, e colegas estudaram se o ondansetrom (um fármaco normalmente utilizado para tratar as náuseas e vómitos causados pela quimioterapia) poderia aliviar os sintomas de abstinência associada aos opiáceos em ratos e humanos.

Os investigadores explicaram que uma das dimensões da dependência é a física, sendo que esta pode ser modelada em ratos.

Os investigadores trataram um grupo de ratos durante quatro dias com doses cada vez mais elevadas de morfina. Posteriormente, os ratos receberam naxolona (um fármaco antagonista dos opiáceos) e os investigadores contabilizaram as vezes que os animais saltaram em 15 minutos, como medida da dependência física.

Os resultados, publicados na “Pharmacogenetics and Genomics”, revelaram que o tratamento dos ratos com ondansetrom reduziu significativamente os saltos que estavam associados à abstinência da morfina.

Os investigadores conduziram a seguir um estudo em humanos. Oito voluntários saudáveis do sexo masculino foram pré-tratados com placebo ou ondansetrom antes de receberem morfina seguida de naloxona. Os sintomas de abstinência foram significativamente reduzidos nos participantes que receberam ondansetrom.

Embora os pacientes a receberem medicamentos opióides de forma crónica possam não desenvolver dependência, a tolerância, o aumento da sensibilidade à dor e a dependência física que podem desenvolver podem complicar a gestão do paciente.

Os investigadores concluíram que o tratamento com fármacos como o ondansetrom pode fornecer parte da solução para significativos problemas de saúde pública associados à utilização de opióides.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/02/20/eline/links/20090220elin024.html

Sem comentários: