segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Diabetes: Níveis de açúcar elevados podem afectar a memória

Resultados de um estudo revelaram que um aumento dos níveis de açúcar no sangue, nas pessoas com diabetes tipo 2, provoca uma pior função cerebral.

Os participantes do estudo, cerca de 3 mil pessoas com 55 anos ou mais do Canadá e dos Estados Unidos, submeteram-se a testes cognitivos delineados para medir diversos aspectos do funcionamento da memória.

Os investigadores descobriram que um aumento de 1 por cento dos níveis de hemoglobina A1C (uma medida dos níveis médios de glicose no sangue durante 2 a 3 meses) foi associado a resultados ligeiramente menores nos testes de rapidez psicomotora, função cognitiva global, memória e realização de tarefas múltiplas.

Contudo, não foi encontrada qualquer ligação entre os resultados dos testes e os níveis diários de glicose no sangue, que são medidos através de um teste de glicose em jejum.

O investigador principal, o Dr. Jeff Williamson, do Centro Médico Baptista da Universidade de Wake Forest, referiu que uma das complicações pouco conhecidas da diabetes tipo 2 é o declínio da memória que leva à demência, particularmente à Doença Alzheimer.

Este estudo, publicado na “Diabetes Care”, acrescenta evidências de que um mau controlo da glicose no sangue está fortemente associado a um pior funcionamento da memória e que estas associações podem ser detectadas bem antes da pessoa desenvolver uma perda de memória grave.

Investigações anteriores demonstraram que as pessoas com diabetes têm uma probabilidade 1,5 vezes maior de experienciar um declínio cognitivo e desenvolver demência do que aquelas que não sofrem de diabetes.

O Dr. Williamson salientou que as pessoas com diabetes devem estar abertas à possibilidade de terem um familiar que se certifique periodicamente que estão a gerir bem a diabetes através de monitorização, dieta, exercício e medicação.

Isabel Marques

Fontes:
www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_80766.html

Sem comentários: