terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Condroitina ajuda a reduzir as dores da artrose do joelho

Investigadores relataram, na edição de Fevereiro da "Arthritis & Rheumatism”, que a utilização a longo prazo de condroitina, uma substância sujeita a receita médica, para o tratamento da artrose do joelho, diminui as dores e reduz o estreitamento da articulação.

O estudo sobre a prevenção da progressão da osteoartrose (Study on Osteoarthritis Progression Prevention - STOPP) envolveu 622 pacientes na Europa e nos Estados Unidos, com idades entre os 45 e os 80 anos, que sofriam de artrose do joelho. Em média, os pacientes relataram níveis moderados de dor quando o estudo iniciou.

Os pacientes receberam aleatoriamente um tratamento diário, durante dois anos, com condroitina ou placebo. Foram tiradas radiografias ao joelho afectado para avaliar o impacto do tratamento.

De acordo com o Dr. André Kahan, do Hospital Cochin, em Paris, no grupo que recebeu condroitina o alívio da dor aumentou com o tempo. Além disso, o tratamento com condroitina reduziu a probabilidade de estreitamento da articulação, que indica perda de cartilagem, em 33 por cento.

Mais de 90 por cento dos participantes relataram uma tolerabilidade boa ou muito boa e os efeitos secundários não foram mais prováveis do que com o placebo.

Os autores referiram que, como a condroitina utilizada no ensaio STOPP é um fármaco que necessita de prescrição médica, os resultados não podem ser generalizados aos produtos que contêm condroitina e são comercializados como suplementos alimentares.

A osteoartrose, também conhecida como osteoartrite, artrose, artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, anca, mãos e dedos. Ocorre tanto em homens como em mulheres e é a mais comum das doenças reumáticas.

Isabel Marques

Sem comentários: