quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Epilepsia: FDA alerta que zonisamida pode provocar distúrbio sanguíneo

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) referiu que o fármaco zonisamida, utilizado para tratar crises epilépticas parciais em adultos, pode provocar uma acidez excessiva do sangue em alguns pacientes.

A doença, denominada acidose metabólica, pode incluir uma variedade de sintomas, tais como fadiga, anorexia, batimentos cardíacos irregulares ou letargia.

Com o tempo, esta doença pode provocar problemas renais e ósseos, sendo que a doença parece ser pior e mais frequente nos pacientes mais jovens, acrescentou a FDA.

A agência aconselha que os médicos testem o sangue dos pacientes antes de utilizarem o fármaco, comercializado como Zonegran pela Eisai Co Ltd, e posteriormente de forma periódica durante o tratamento, mesmo se estes não apresentarem sintomas.

A acidose metabólica é uma acidez excessiva do sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de bicarbonato no sangue.

Quando um aumento do ácido ultrapassa o sistema de amortecimento do pH do corpo, o sangue pode acidificar-se. Quando o pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais profunda e mais rápida, porque o corpo tenta libertar o sangue do excesso de ácido diminuindo o volume do anidrido carbónico.

Finalmente, também os rins tentam compensá-lo por meio da excreção de uma maior quantidade de ácido na urina. Contudo, ambos os mecanismos podem ser ultrapassados se o corpo continuar a produzir demasiado ácido, o que conduz a uma acidose grave e finalmente ao coma.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/02/23/eline/links/20090223elin017.html

Sem comentários: