quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Estudo: Apenas o exercício ajuda a prevenir problemas lombares

Investigadores norte-americanos referiram que uma revisão sistemática de estudos descobriu que o exercício no local de trabalho e em instalações próximas é efectivo na prevenção de problemas lombares.

O Dr. Stanley J. Bigos, da Universidade de Washington, referiu que evidências fortes e consistentes revelam que muitos métodos populares de prevenção falham, enquanto o exercício tem um impacto significativo, tanto em termos de prevenção dos sintomas como na redução das dores lombares relacionadas como o trabalho.

Intervenções passivas, tais como cintos lombares e palmilhas no sapato, parecem não actuar e oito ensaios descobriram que as intervenções ergonómicas, desde reduzir o levantamento de objectos a sessões de treino ergonómico, foram ineficazes na prevenção dos problemas de costas.

A revisão, publicada na “The Spine Journal”, descobriu que 20 ensaios controlados eram de elevada qualidade e sete dos oito ensaios de elevada qualidade, promovendo diversos programas de exercício, revelaram-se efectivos, mas outros métodos comuns e populares falharam, incluindo intervenções educacionais ergonómicas, suportes lombares, palmilhas no sapato e gestão do stress.

Contudo, um dos autores, o Dr. John Holland, referiu que a revisão não desacredita as inovações ergonómicas populares, que podem aumentar a produtividade, qualidade do produto e conforto no trabalho, sendo que existem muitas razões pelas quais a investigação deve continuar.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/23/Only_exercise_helps_lower-back_problems/UPI-84701235433444/

Sem comentários: