quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Estatinas podem ajudar a regenerar músculo cardíaco

Investigadores norte-americanos demonstraram que o fármaco pravastatina, uma estatina, pode ser capaz de prevenir o desenvolvimento de doença cardíaca ao regenerar o músculo cardíaco danificado.

Num artigo, publicado na “Circulation Research”, os investigadores da Universidade de Buffalo relataram que a pravastatina mobiliza as células sanguíneas progenitoras, células produzidas na medula óssea que são capazes de se transformar em muitos tipos diferentes de células, sendo que estas se infiltram no coração e se desenvolvem em células musculares do coração, ou miócitos, melhorando a função cardíaca.

A investigação, desenvolvida no Centro de Investigação em Medicina Cardiovascular, da Universidade de Buffalo, utilizou um modelo suíno de hibernação miocárdica para este estudo.

O autor principal, o Dr. Gen Suzuki, referiu que é bem-vinda a descoberta de que um fármaco com um excelente perfil de segurança, utilizado amplamente para diminuir o colesterol, é efectivo em melhorar a função cardíaca na hibernação miocárdica.

O investigador acrescentou que estes dados fornecem uma nova estratégia para tratar os pacientes com insuficiência cardíaca isquémica que não são candidatos a cirurgia de “bypass” da artéria coronária por enxerto ou a angioplastia coronária com balão.

A pravastatina aumentou o número de células progenitoras na medula óssea em proporção à dose do fármaco e isto ocorreu em apenas cinco semanas após o tratamento com pravastatina em animais.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/23/Statins_may_regenerate_heart_muscle/UPI-29771235424528/

Sem comentários: