terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fármaco experimental para aterosclerose não prejudica o fígado

Investigadores austríacos desenvolveram e testaram um fármaco sintético para a aterosclerose que pode reduzir a acumulação de placas perigosas nos vasos sanguíneos, sem efeitos adversos para o fígado.

A autora principal, a Dra. Adelheid Kratzer, da Universidade de Graz, referiu que os resultados encorajadores deste estudo em ratos, publicados na “Journal of Lipid Research”, podem levar a um novo tipo de fármaco para tratar ou mesmo prevenir a aterosclerose, sem produzir o efeito secundário de fígado gordo, que leva a outros problemas como a diabetes.

O fármaco, denominado DMHCA, direcciona-se às proteínas chamadas receptores farnesóide X, que controlam os níveis de colesterol do organismo ao limitar a absorção de colesterol alimentar e ao aumentar a conversão do colesterol em ácidos biliares. Infelizmente, a maior parte dos ligantes dos receptores farnesóide X também controlam a produção de ácidos gordos, por isso os compostos terapêuticos que activam estes receptores também aumentam os níveis de outras gorduras, particularmente no fígado.

Contudo, o DHMCA apresentou efeitos insignificantes na produção de gordura nos testes laboratoriais, pelo que os investigadores o testaram em ratos geneticamente modificados para serem ateroscleróticos.

Os investigadores descobriram que o DHMCA pode reduzir significativamente o tamanho das lesões arteriais nos ratos entre 45 e 48 por cento sem aumentar o conteúdo gordo no fígado ou no sangue, em comparação com outro fármaco experimental do mesmo género, o T0901317.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/16/Atherosclerosis_drug_doesnt_hurt_liver/UPI-76781234812462/

Sem comentários: