terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Uma maçã por dia ajuda a proteger contra o cancro da mama

Investigadores norte-americanos confirmaram que uma maçã por dia, juntamente com outras frutas e vegetais, realmente ajuda a reduzir o risco de uma mulher desenvolver cancro da mama.

O Dr. Rui Hai Liu, da Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova Iorque, referiu que os seus seis estudos, publicados no ano passado, acrescentam evidências de que a maçã e outros produtos inibem significativamente o tamanho de tumores mamários em ratos, sendo que quantos mais extractos de maçã estes recebessem maior era a inibição.

No seu último estudo, o Dr. Liu descobriu que um tipo de adenocarcinoma, um tumor altamente maligno e que é a principal causa de morte em pacientes com cancro da mama, foi evidente em 81 por cento dos tumores nos animais de controlo.

Contudo, este tipo de tumor apenas se desenvolveu em 57 por cento, 50 por cento e 23 por cento dos ratos que receberam doses de extractos de maçã baixas, médias e elevadas, respectivamente, o equivalente a uma, três e seis maçãs por dia em humanos, durante o estudo de 24 semanas.

Os estudos salientam o papel importante dos fitoquímicos, conhecidos com fenólicos ou flavonóides, descobertos nas maçãs, noutras frutas e em vegetais.

O Dr. Liu referiu que estes estudos acrescentam evidências de que um consumo elevado de frutas e vegetais, incluindo maçãs, podem fornecer aos consumidores mais fenólicos, que estão a provar ter benefícios importantes para a saúde. O investigador acrescentou que recomenda que as pessoas comam mais e uma maior variedade de frutas e vegetais diariamente.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/17/Apple_a_day_helps_keep_breast_cancer_away/UPI-58271234900716/

Sem comentários: