segunda-feira, 2 de março de 2009

Antidepressivos e terapias psicológicas podem acalmar cólon irritável

Antidepressivos e terapias psicológicas, particularmente a terapia cognitivo-comportamental, parecem proporcionar um alívio dos sintomas da síndrome do cólon irritável, pelo menos, a curto prazo.

Os investigadores relataram, na revista científica “Gut”, que os antidepressivos parecem ajudar a acalmar o cólon irritável independentemente de qualquer melhoria numa depressão coexistente.

O Dr. Alex C. Ford, do Centro Médico da Universidade McMaster, em Hamilton, no Canadá, referiu à Reuters Health que os médicos devem considerar a utilização de antidepressivos para as pessoas que não responderam às outras terapias de primeira linha para a síndrome do cólon irritável, que pode incluir cãibras abdominais, diarreia ou obstipação.

As causas da síndrome do cólon irritável não são claras e tem-se debatido se se deve principalmente a factores psicológicos ou a despoletadores biológicos, ou talvez a uma combinação de ambos.

A equipa de investigadores analisou dados de 32 estudos publicados, sendo que 19 compararam terapias psicológicas, tais como terapia cognitivo-comportamental, terapia de relaxamento e hipnoterapia, a terapia de controlo ou cuidado habitual; 12 compararam antidepressivos a placebo e um comparou conjuntamente terapia psicológica e antidepressivos a placebo.

Os ensaios incluiriam cerca de 800 pacientes com cólon irritável tratados com antidepressivos versus placebo e cerca de 1 300 em terapias psicológicas versus terapias de controlo ou cuidado habitual.

Os investigadores descobriram que o risco dos sintomas de cólon irritável persistirem com uma terapia com antidepressivos foi reduzido em 34 por cento, em comparação com placebo.

As terapias psicológicas também reduziram semelhantemente o risco de sintomas de cólon irritável persistentes. O Dr. Ford revelou que os dados foram mais robustos com os antidepressivos.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/02/27/eline/links/20090227elin008.html

Sem comentários: