segunda-feira, 2 de março de 2009

Grávidas não devem comer por dois

A gravidez tem sido considerada como um período em que as mulheres algumas vezes cedem à tentação de comer por dois, mas investigadores norte-americanos referem que isto pode contribuir para a obesidade infantil.

O Dr. Robert Kushner, do Centro de Obesidade de Northwestern e da Universidade de Northwestern, referiu que as mulheres grávidas têm sempre estado fora de alcance, pois as pessoas têm tido sempre receio de intervir na gravidez, porque temem causar danos. Os investigadores estão a descobrir que ao não se fazer nada, provavelmente está-se a fazer ainda pior.

O Dr. Alan Peaceman, co-director do programa sobre obesidade na gravidez, salientou que novas evidências indicam que o ganho excessivo de peso durante a gravidez afecta o ambiente intra-uterino e activa determinados genes no feto, o que pode resultar em obesidade infantil e diabetes.

O Dr. Peaceman referiu que não é só o facto das crianças ganharem peso por adquirirem os hábitos alimentares dos pais, mas também porque o seu risco de obesidade é programado antes de nascerem.

A maioria das mulheres não têm aconselhamento nutricional durante a gravidez e, caso tenham, é relativamente superficial. O objectivo não é tentar que as grávidas percam peso, mas sim tentar que ganhem peso apropriadamente. Algumas mulheres que têm excesso de peso não precisam sequer de ganhar qualquer peso.

O aumento excessivo de peso também compromete a saúde da mãe, aumentando o seu risco de diabetes e doença cardiovascular.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/03/02/Moms-to-be_dont_have_to_eat_for_two/UPI-75531236014976/

Sem comentários: