terça-feira, 14 de abril de 2009

Doses elevadas de paracetamol podem ajudar pacientes que sofreram um AVC

Investigadores holandeses referiram que administrar uma dose elevada de paracetamol (acetaminofeno) a pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC), com temperatura corporal elevada, parece melhorar as probabilidades de recuperação sem incapacidades graves.

As descobertas sugerem que este comum analgésico deve ser considerado como uma terapia barata e abrangente para o AVC.

Uma temperatura acima dos 37 graus imediatamente após um AVC piora o prognóstico, sendo que as probabilidades de um resultado fraco duplicam por cada grau a mais. Cerca de um terço dos pacientes que sofreram um AVC têm temperaturas acima dos 37,5. O paracetamol em doses diárias de 6 gramas reduz a temperatura corporal em cerca de 0,3 graus.

Os investigadores do Centro Médico Universitário Erasmus MC, em Roterdão, desenvolveram um estudo com 1400 pacientes que sofreram um AVC, no qual compararam os resultados dos pacientes que receberam paracetamol e dos que receberam placebo.

De acordo com a Reuters, os investigadores descobriram que 40 por cento dos pacientes, com uma temperatura inicial entre os 37 e os 39 graus, que receberam paracetamol apresentaram melhoras acima do esperado.

A Dra. Heleen den Hertog e colegas referiram na “Lancet Neurology” que os resultados necessitam ser confirmados num estudos mais alargado, mas que o paracetamol poderá ser um tratamento simples, seguro e barato para os AVCs.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE53D3M020090414

Sem comentários: