quarta-feira, 27 de junho de 2007

Cancro: "Fórmula" matemática decifra padrão de crescimento

Cientistas analisaram estratégia do tumor para ajudar a desenvolver novas terapias

O grande enigma da proliferação das células cancerígenas é porque alguns tumores se desenvolvem, enquanto outros acabam por estabilizar. Matemáticos norte-americanos afirmam agora ter decifrado a fórmula que permite perceber esse padrão de desenvolvimento.

Cientistas da Universidade da Califórnia Irvine (UCI), nos Estados Unidos, lançaram-se ao desafio: compreender como os cancros prosperam. Deste modo, propuseram-se a compreender qual a estratégia utilizada pelo tumor através de modelos matemáticos.

Ao perceberem melhor o padrão desenvolvimento/crescimento, os investigadores norte-americanos acreditam chegar a técnicas de tratamento mais eficazes para o controlo das doenças cancerígenas.

De acordo com o «Journal of the Royal Society Interface», a equipa de matemáticos analisou – a estabilidade ou instabilidade – com base no método matemático «Teoria de Controlo Óptimo».

Segundo o artigo publicado pelos investigadores naquele jornal, o ponto de partida foi o do conceito da instabilidade genética, que leva a que mutações celulares ocorram com um grande índice de velocidade.

Asseverando que “a instabilidade genética no cancro é ‘um pau de dois bicos”», os especialistas clarificam que esta “pode aumentar o índice de progressão do cancro (ao aumentar a probabilidade de mutações cancerígenas) e diminuir o índice de crescimento do tumor (ao impor uma ferramenta de morte generalizada em células que se dividem).”

Na procura da fórmula, os cientistas admitiram uma série de características do tumor e depois alteraram a variável da mutação celular para compreenderem qual o melhor padrão de crescimento do tumor.

Num comunicado da UCI, uma cientista participante no estudo, Natalia Komarova, explicou que “os índices de mutação servem como um botão de controlo. Depois, podemos calcular matematicamente quanto tempo demora um tumor com determinados parâmetros a alcançar um determinado tamanho.”

Instabilidade no ínicio do tumor é "vantajosa"
Revelando a descoberta: “Em estágios iniciais do crescimento do tumor, a instabilidade é vantajosa, mais tarde, torna-se um impedimento”, Komarova argumenta que “isto explica porque muitos tumores exibem um grande nível de instabilidade ao início e tornam-se estáveis mais tarde no seu desenvolvimento.”

No artigo, a equipa de matemáticos defende que, para o tumor, “a estratégia mais bem sucedida é começar com um grande índice de mutações e depois mudar para a estabilidade, sustentando que “está de acordo com a evidência de crescimento biológico que a instabilidade genética, prevalente nos cancros iniciais, se transforma em estabilidade mais tarde no seu processo de progressão.”

Raquel Pacheco

Fonte: Journal of the Royal Society Interface UCI

Sem comentários: