domingo, 24 de junho de 2007

Programa milionário contra a diabetes

A Federação Internacional de Diabetes anunciou ontem um programa de doações para financiar projectos que adaptem a Ciência para dar resposta às necessidades práticas, permitindo uma maior eficácia ao tratamento e à prevenção da doença a nível mundial. Anunciado no 19º Congresso Mundial de Diabetes, em Dezembro na cidade de Cape Town, na África do Sul, o Bridges foi lançado oficialmente na 67ª Sessão Científica da Associação Americana de Diabetes.

Sob o lema «trazer a pesquisa sobre diabetes para ambientes e sistemas globais» (a designação “Bridges” é uma sigla para a frase “bringing research in diabetes to global environments and systems), e suportado por uma verba educacional de 10 milhões de dólares fornecida pela empresa farmacêutica Eli Lilly and Company, o programa tem como objectivo o financiamento de investigações de nível internacional sobre a doença, e visa essencialmente apoiar propostas que assentem em estratégias sustentáveis e económicas passíveis de serem adoptadas no contexto real de combate global à diabetes.
Jean-Claude Mbanya, presidente eleito da IDF (sigla em inglês para International Diabetes Federation), explicou que, “apesar dos avanços tremendos ocorridos na Ciência, principalmente no que toca aos testes clínicos importantes, a diabetes continua a aumentar e a morbilidade e mortalidade a ela associadas não foram reduzidas. A investigação transnacional é necessária para criar estratégias práticas que possam melhorar a vida das pessoas que sofrem da doença”. O Bridges tem revelado elevada eficiência, proporcionando novas oportunidades a comunidades até aqui sem atendimento e com risco acrescido.
Linda Siminerio, directora-executiva do Instituto de Diabetes da norte-americana Universidade de Pittsburgh e antiga vice-presidente sénior da IDF, acrescentou que “através da pesquisa transnacional, e com ajuda de membros-chave de cada uma das comunidades contempladas no projecto, começamos a aprender a promover com eficiência estilos de vida saudáveis e a melhorar a nossa habilidade para prevenir a diabetes e as suas complicações”. Afirmando o empenho da Eli Lilly and Company no desenvolvimento de “produtos farmacêuticos revolucionários, que melhorem a vida das pessoas com diabetes”, Jose Caro, vice-presidente do sector de Resultados Globais dos Cuidados do Diabetes da empresa, reconheceu que “o sucesso não virá somente da intervenção médica. Acreditamos que o Bridges vai identificar novas e importantes maneiras de ajudar as pessoas a vencer os desafios que enfrentam todos os dias, e estamos muito contentes com isso”.

Carla Teixeira
Fonte: PR Newswire