domingo, 24 de junho de 2007

Tailandia incentiva utilização de medicamentos tradicionais

As autoridades tailandesas estão a preparar uma campanha para promover a utilização de medicamentos tradicionais em vez dos fármacos importados. A iniciativa deverá custar cerca de 53 milhões de euros mas os responsáveis acreditam que permitirá poupar aos cofres tailandeses 7 mil milhões de euros por ano.

De acordo com o Ministro dos Delegados de Saúde Pública da Tailândia, Morakot Kornkasem, o orçamento disponibilizado pretende também ajudar a impulsionar os padrões de produção relacionados com o desenvolvimento dos medicamentos tradicionais tailandeses.

O principal objectivo é diminuir a dependência do país face aos medicamentos e tecnologias importadas, estendendo a utilização de medicamentos tradicionais a 25 por cento do mercado, afirmou Morakot.

Para este responsável, os medicamentos tradicionais são uma alternativa necessária, uma vez que os fármacos desenvolvidos pelos grandes laboratórios internacionais tendem a estar protegidos por patentes de longa duração, que deverão atingir os 25 anos, mais cinco do que os actuais 20 anos e a tornar-se cada vez mais dispendiosos.

Marta Bilro

Fonte: Earth Times

Sem comentários: