segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Identificada proteína chave que intervém na pigmentação da pele

Investigadores do Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos descobriram que uma proteína, a SOX9, é a chave para o desenvolvimento das células da pele e para a produção do pigmento da pele, a melanina. Quanto maior for a concentração de melanina nas células, mais escura é a cor da pele. As conclusões da investigação foram publicadas na edição digital do dia 16 de Agosto da “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

A equipa de investigadores, dirigida por Thierry Passeron, descobriu que a proteína SOX9 está presente nos melanócitos normais. Quando as células da pele são expostas aos raios ultravioleta B (UVB), a proteína SOX9 activa uma cadeia de proteínas que aumenta os níveis de melanina, tornando assim a pele mais escura.

O papel da SOX9 na pigmentação já tinha sido abordado em anteriores estudos com pacientes com vitíligo, que têm anticorpos contra a proteína SOX9, o que possivelmente provoca a perda de pigmento nestas pessoas. O vitíligo é uma doença em que a perda de melanócitos produz manchas lisas e brancas na pele. A compreensão da função da SOX9 nas células da pele poderá conduzir a tratamentos para o vitíligo e outros transtornos da pigmentação.

Os investigadores também demonstraram que a proteína relacionada com o agouti (ASP, sigla em inglês), um factor conhecido por diminuir a pigmentação, actua ao reduzir o nível da SOX9. Antes deste estudo, a proteína SOX9 era conhecida pelo seu papel no determinismo sexual e em transtornos do esqueleto, pela sua presença nas células produtoras de cartilagem e pelo seu papel na manutenção dos níveis de colagénio II.

Isabel Marques

Fontes: www.azprensa.com, www.pnas.org, www.manualmerck.net

Sem comentários: