terça-feira, 20 de novembro de 2007

Celgene adquire Pharmion por 1,97 mil milhões de euros

A farmacêutica norte-americana Celgene chegou a acordo com vista à aquisição da Pharmion, por 1,97 mil milhões de euros (2,9 mil milhões de dólares) em dinheiro e acções. De acordo com um comunicado emitido pelo laboratório, os accionistas da Pharmion vão receber 72 dólares por acção, um prémio de 46 por cento face ao valor de fecho dos seus títulos na última sexta-feira.

"A compra da Pharmion é uma estratégia excepcional pois encaixa no nosso papel de líder em hematologia e oncologia", referiu o presidente e director-executivo da Celgene, Sol J. Barer, salientando que a empresa resultante da combinação “vai elevar o potencial terapêutico e comercial dos produtos da Pharmion”.

O negócio já recebeu aprovação dos Conselhos de Administração de ambas as empresas e aguarda apenas autorização por parte das entidades reguladoras da concorrência nos EUA e na Europa.

A Pharmion concentra a sua actividade no desenvolvimento e aquisição de produtos para tratamento de doenças do sangue e cancro enquanto a Celgene é especialista na produção de medicamentos para o tratamento da leucemia. Com a concretização do negócio a Celgene garante acesso ao Vidaza (Azacitidine), um medicamento para tratar o mieloma múltiplo, aumentando assim a sua linha de linha de produtos, da qual já fazem parte o Revlimid (Lenalidomida), um rival do Vidaza, e o Thalomid (Talidomida).

Fonte: Diário Económico, CNN Money, Market Watch.

Sem comentários: