sexta-feira, 2 de novembro de 2007

IMS Health prevê quebra no ritmo de vendas de medicamentos
Mercado farmacêutico abranda em 2008


Um relatório anual da IMS Health, empresa especializada em informação sobre o sector farmacêutico, prevê que o crescimento nas vendas de medicamentos a nível mundial sofra um ligeiro abrandamento em 2008, situando-se entre os 735 e os 745 mil milhões de dólares, resultado ligeiramente inferior ao deste ano. O documento salienta que, pela primeira vez, os mercados mais sofisticados deverão contribuir apenas com metade do crescimento esperado.

Em contrapartida, de acordo com os índices de progressão estimados no «Global Pharmaceutical Market and Therapy Forecast» – o mais importante indicador anual da evolução, do dinamismo e da performance do mercado farmacêutico em termos mundiais –, divulgado na última quinta-feira, sete mercados emergentes – a China, o Brasil, o México, a Coreia do Sul, a Índia, a Turquia e a Rússia – deverão assumir a responsabilidade por um quarto dos resultados previstos, que no total darão conta de um crescimento entre cinco a seis por cento, quando os resultados do último ano se cifraram entre seis e sete por cento.
A IMS Health prevê igualmente que medicamentos equivalentes a 20 mil milhões de euros em termos de vendas vejam a sua patente expirada durante o próximo ano, e outros produtos deverão também perder a sua exclusividade em vários mercados, o que impulsionará um crescimento na ordem dos 14 a 15 por cento nas vendas dos medicamentos genéricos, para mais de 70 mil milhões de dólares. Em 2008, atesta o documento, a que o farmacia.com.pt teve acesso, “os laboratórios produtores de genéricos e biofármacos deverão conceber e implementar modelos mais agressivos de expansão dos seus negócios, para aproveitar as oportunidades criadas por esta movimentação no mercado farmacêutico global”. Uma realidade que, avisa a IMS Health, “requer a reinvenção dos agentes do mercado”.
Segundo explica o relatório, que identifica as principais motivações para o cenário traçado, os factores que mais condicionam a evolução global do mercado estarão relacionados com a diminuição dos custos de tratamento nos principais mercados, a deslocação do aumento das vendas dos maiores mercados para os emergentes e dos tratamentos primários para cuidados de especialidade, associados à crescente incerteza sobre a saúde pública, os preços e as questões ligadas às patentes e ao acesso aos mercados. Assim, os elementos-chave da evolução prevista pela IMS Health para o próximo ano são a quebra nas contribuições dos mercados de topo (Estados Unidos, Europa e Japão), a aceleração das vendas nos novos mercados e a crescente aposta nos medicamentos genéricos: fármacos líderes de vendas vão perder a sua exclusividade em diversos mercados em 2008 (Risperdal, Fosamax, Topomax, Lamictal e Depakote).
Também a expansão no número de tratamentos existentes (o relatório estima que sejam lançados 29 medicamentos inovadores no próximo ano) e vários problemas relacionados com a segurança dos medicamentos aumentarão o grau de incerteza e de fiabilidade em torno daqueles produtos. A IMS Health prevê igualmente que a mudança em curso nos direitos de propriedade intelectual, desafiada em múltiplas frentes, terá um papel importante no desenvolvimento do sector ao longo do próximo ano.

Carla Teixeira
Fonte: IMS Health, Diário Digital

Sem comentários: