segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Perda excessiva de peso pode estar relacionada com doença

Um investigador norte-americano sugere que os médicos não estão a fazer o suficiente para reconhecerem os problemas associados à perda de peso excessiva, uma doença chamada caquexia.

O Dr. John Morley, endocrinologista da Universidade de Saint Louis, que ajudou a delinear as recentes directrizes para diagnosticar a caquexia, referiu na “Clinical Nutrition” que a perda de peso nas pessoas doentes é um importante indicador de doença e potencialmente da aproximação da morte.

De acordo com o Dr. Morley, a caquexia é um problema extraordinário para as pessoas que estão com outros problemas de saúde, mas é algo a que muitos médicos não prestam atenção.

O Dr. Morley acrescentou ainda que a definição é importante, porque fornece aos médicos as directrizes para fazerem um diagnóstico e tratarem a doença, sendo que a definição de caquexia também faz com que seja mais fácil para os investigadores conduzirem estudos e potencialmente desenvolverem novas terapias para o problema.

Aproximadamente, metade dos pacientes hospitalizados, e entre 10 a 15 por centos das pessoas doentes que consultam um médico, sofrem de caquexia. Este problema acompanha doenças como cancro, insuficiência cardíaca congestiva, VIH, diabetes, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica.

Segundo o Dr. Morley, aquelas pessoas que sempre tiveram dificuldade em perder peso e que subitamente descobrem que os quilos começam a diminuir devem ter cuidado, pois podem estar doentes e podem ficar ainda piores à medida que vão ficando cada vez mais fracas.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/01/23/Excessive_weight_loss_tied_to_disease/UPI-77991232760031/

Sem comentários: