terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Médica testemunha que Seroquel aumenta risco de diabetes em 400 por cento

A Dra. Jennifer Marks, que testemunhou num julgamento contra a AstraZeneca, declarou que o antipsicótico Seroquel (quetiapina) aumenta o risco de diabetes em cerca de 400 por cento, em comparação com medicamentos de primeira geração.

Este caso, que é o primeiro a ir a julgamento nos Estados Unidos relativamente ao fármaco, envolve uma utilizadora que alega ter desenvolvido diabetes após tomar o Seroquel.

Numa audiência preliminar num tribunal federal em Orlando, na Florida, a Dra. Marks citou dados de um ensaio com 1.629 pacientes, publicado na "Psychiatric Services” em 2004, que sugeria que os homens que tomaram Seroquel durante, pelo menos, 60 dias apresentavam um maior risco de desenvolver diabetes, em comparação com aqueles que receberam uma classe de fármacos mais antiga.

No total, a Dra. Marks referiu seis estudos para suportar a opinião de que o Seroquel é um factor considerável na diabetes e aumento de peso.

O porta-voz da AstraZeneca, Tony Jewell, comentou que esta é uma selecção diminuta dos dados científicos disponíveis sobre o Seroquel, referindo que a totalidade das evidências que foram apresentadas à agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) demonstram que o Seroquel é seguro e efectivo.

Adicionalmente, a AstraZeneca argumenta que a diabetes da queixosa deriva da obesidade, historial familiar da doença e hipertensão.

A farmacêutica enfrenta aproximadamente 9 mil processos, nos Estados Unidos, relativamente a alegações que referem que este antipsicótico pode provocar diabetes e outros problemas de saúde.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=A06094581200481E9D5FB701E5EF55BC

Sem comentários: