terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Médicos desaconselham combinação de dois tipos de fármacos para a hipertensão

Um alerta, emitido pela Fundação do Coração e de Acidentes Vasculares Cerebrais do Canadá, avisa que combinar os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) e os antagonistas dos receptores da angiotensina II pode aumentar o risco de morte cardíaca súbita, doença do fígado e a probabilidade de necessidade de diálise em pacientes com hipertensão.

O porta-voz da Fundação, Sheldon Tobe, referiu que estas duas populares categorias de medicação para a hipertensão são ambas tratamentos seguros e efectivos, mas não em combinação.

As novas directrizes baseiam-se em parte dos dados de 25.620 pacientes do estudo ONTARGET, que foram publicados na edição de Abril de 2008 da “The New England Journal of Medicine”.

As descobertas demonstraram que o tratamento de combinação foi apenas marginalmente mais efectivo na melhoria da hipertensão, mas provocou mais efeitos adversos, em comparação com qualquer um dos medicamentos tomado isoladamente.

Tobe explicou que a acção combinada destes dois medicamentos é uma fonte de grande stress para os rins.

Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina incluem o captopril, o enalapril, o lisinopril e o ramipril, enquanto os antagonistas dos receptores da angiotensina II incluem o losartan e o valsartan.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=E1C9FC118A5C4926A86BB363073F4387

Sem comentários: