terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Medicamentos homeopáticos podem ser uma resposta eficaz contra a tosse

A tosse trata-se de um reflexo do organismo provocado pela acumulação de expectoração ou pela irritação das vias respiratórias, que pode aparecer por diversos motivos: exposição ao frio, humidade, correntes de ar, ar acondicionado, pó, pólenes, contaminação, entre outros.

A tosse pode ser mucosa ou produtiva, sendo que, neste caso, é necessário ajudar o organismo a expulsar a expectoração com medicamentos de acção mucolítica e expectorante, ou pode ser seca ou irritativa, sendo preciso acalmar e limitar a irritação. Muitas vezes, a tosse tende a ser seca no princípio, tornando-se produtiva passados dois a três dias.

O Dr. Guillermo Basauri, médico homeopata, explica que, para acabar com esta reacção incómoda do organismo, os medicamentos homeopáticos actuam sobre a tosse de duas formas: aliviando a irritação das mucosas, que produz o reflexo da tosse, e estimulando a eliminação da mucosidade das vias respiratórias.

O Dr. Basauri afirma que os medicamentos homeopáticos não apresentam efeitos secundários, como trastornos digestivos ou sonolência, e têm uma boa tolerância, inclusive em bebés e grávidas, sendo recomendados tanto para as crianças como para os adultos.

Além disso, são eficazes no alívio da dor irritativa da garganta que a tosse produz, assim como da sensação de picadas e dor muscular que, frequentemente, aparecem como sequela.

De acordo com o Dr. Basauri, devido à sua rapidez, eficácia e porque actuam ao estimular o próprio organismo do paciente, os medicamentos homeopáticos são um grande aliado para toda a família, que, além disso, desenvolve uma maior resistência perante os seguintes processos catarrais.

Estes medicamentos apresentam-se em dois formatos: o tradicional xarope e os tubos de grânulos. Os grânulos, que são a forma farmacêutica específica dos medicamentos homeopáticos, são pequenas esferas de sacarose e lactose que, graças à sua facilidade de levar para qualquer lado, facilitam o seguimento do tratamento.

Na actualidade, os antitússicos homeopáticos são, em alguns países europeus, uma das opções mais frequentes dos pacientes para o alívio da tosse. De facto, em França, o terceiro medicamento não sujeito a receita médica para a tosse é um medicamento homeopático.

Isabel Marques

Fontes:
http://espana.pmfarma.com/noticias/noti.asp?ref=9671

Sem comentários: